segunda-feira, setembro 21, 2009

Brasil e as Drogas

A discussão sobre a legalização das drogas sempre foi um tema polêmico, pois além do ponto de vista médico ainda se leva em conta a opinião criminalística, moral, econômica e religiosa. A legalização de drogas consideradas "leves" deu certo em países como a Suécia e Holanda e até contribuiu para a diminuiçãodo consumo. Mas será que teria o mesmo efeito no Brasil?

É bom destacar que as diferenças entre os países para só então afirmar se esta é ou não uma boa solução para o problema do tráfico no país. Na Suécia, a má distribuição de renda (principal incentivo para o crime e o tráfico) é baixa e a taxa de desemprego é muito menor que a brasileira, sem contar que a população tem um alto grau de escolaridade. Estes fatores aliados com o fato da Suécia não estar no caminho de nenhuma rota internacional de drogas possibilita que o índice de compra e venda de drogas ilícitas seja menor.

Outro argumento que os defensores da legalização se prendem é de que a liberação do uso de drogas diminuirá o poder dos traficantes. Primeiramente, nem todas as drogas serão liberadas, apenas as consideradas "leves", como a maconha, então sempre restará algo para os traficantes venderem.

Os efeitos da legalização também tem de ser muito bem pensados. Ao liberar, o consumo definitivamente vai aumentar, o sistema de saúde estará pronto para o aumento da demanda? Como sabemos, o acesso a tratamento para dependentes é muito pequeno, até mesmo para os dependentes de álcool e tabaco.

No entanto, é importante deixar claro que se por um lado a legalização aumenta o consumo, por outro proibir não adiantará em nada para reduzi-lo. Pois o que afasta alguns pelo medo, atrai outros pela proibição.

Uma alternativa viável para se implantar no país antes da legalização é a descriminalização dos usuários. É uma política de não punição dos usuários que distingue a punição de simples usuários e traficantes. O fato é que a droga deve ser combatida, mas punir aqueles que a usam não traz vantagens, pelo contrário, só serve para marginalizar estes indivíduos.

A verdade é que as drogas não irão desaparecer do mundo, sempre haverá quem as use, então é importante descriminaliza-la para que o tema deixe de ser um tabu. Em seguida, campanhas para informar a sociedade e preparar o sistema de saúde do país, para só depois se pensar em legalização

Texto: Letícia Marina
Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog