quarta-feira, maio 05, 2010

Semana de Cultura e Cidadania da PUC-GO

Minicurso apresenta a diversidade dos frutos do cerrado sua aplicação na culinária

Palestra ministrada na manhã desta quinta expõe maneiras exóticas de utilizar os alimentos do bioma em pratos típicos

Letícia Marina, 5° período


A 6ª Semana de Cultura e Cidadania da Universidade Católica de Goiás apresenta na manhã desta quinta, 22, o minicurso “Aproveitamento alimentar dos frutos nativos do Cerrado”. A palestra é ministrada pela bióloga e pesquisadora da PUC-GO, Aparecida de Fátima Oliveira Bozza.

O minicurso explora a diversidade do nosso bioma e como podemos aproveitar estes alimentos típicos da nossa terra para a nossa culinária do dia-a-dia. A pesquisadora dá dicas de dar água na boca, como o brigadeiro com farinha de Buriti, que além de ter um ótimo sabor, ainda tem um alto valor nutricional.

O Estado de Goiás possui 97% de seu território inserido no Cerrado e pensar sobre o aproveitamento do que temos em nossa terra é essencial.

“Não tem ciência, apenas imaginação”, diz Aparecida sobre a utilização de produtos do Cerrado em nossa culinária. Para mostrar que os frutos caem muito bem na cozinha goiana, a pesquisadora distribui em sua palestra os principais alimentos e receitas que cita em sua apresentação. Ela também foca no valor nutricional de cada fruto e sua utilidade para a saúde.

Luciene Folador e José Lucas estão no 1º período de Biologia da PUC-GO e compareceram nesta semana para assistirem o minicurso. Eles escolheram a palestra da professora por afinidade ao tema e por ser uns do que mais se aproximam ao curso.

Luciene diz que o conteúdo ensinado na sala pode muito bem ser aplicado em sua vida. O projeto apresenta formas e gostos exóticos de se fazer um prato.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog