segunda-feira, julho 13, 2009

13 de julho - Dia do ROCK

As várias faces do rock
Nesses 50 anos de história o rock já abrigou diversas mudanças e todas com marcas históricas. Que tal neste dia do rock relembrar muitos dos sucessos que já passaram por este cenário?

O rock deu seus primeiros passos nos Estados Unidos na década de 50. O gênero considerado inovador e diferente unia letras simples e ritmo dançante, combinação perfeita que logo caiu no gosto popular. O ritmo se originou do choque entre a música popular dos negros da época, o rhythm & blues, e o velho country. Neste período, um jovem que em pouco tempo seria coroado como o Rei do Rock, Elvis Presley, já dominava o cenário com seu ritmo rápido e ousada dança. As músicas produzidas pelo rei tinham como características a mistura de vários ritmos, como o blues, rhythm & blues, country e pop.

Mas não foi só Elvis que brilhou no cenário do rock durante a década de 50. O cantor Charles Edward Anderson Berry, mas conhecido como Chuck Berry, representou uma marca no rock deste período com seus solos de guitarra. E Assim como Elvis, suas músicas combinavam o blues com o country. Entre seus clássicos pode-se citar: “Roll Over Beethoven” (regravada pelos Beatles no álbum With The Beatles), "Sweet Little Sixteen", "Route 66", "Memphis, Tennessee", "Johnny B. Goode" (presente na trilha sonora do filme De volta para o futuro), "Nadine", entre outras.

Uma década depois, em Liverpool, surgia o quarteto que revolucionou o rock mundial, The Beatles. George, John, Paul e Ringo, além de influenciar bandas até hoje, ainda foram responsáveis por fazer do gênero, então marginalizado, uma arte. O grupo decididamente tem dois marcos de mudança, o estilo visto em A Hard Day Night certamente marcou a beatlemania, mas foi no ábum Revolver em que se vê mais claramente o ínicio da transição, em que há a transformação das músicas em algo mais complexo e sofisticado. Este álbum também marca o fim da parceria Lennon/McCartney na composição. O segundo marco sem dúvida foi o álbum Stg. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Um disco com um pé no psicodélico e totalmente fora do consensual serviu como um divisor, mostrou que o rock não tem limites e abriu espaço para outras diversas misturas no gênero a partir dali.
É importante lembrar também que junto com a banda Rolling Stones, também ingleses, os Beatles proporcionaram a invasão inglesa nos Estados Unidos, tornando o rock mundialmente conhecido.

O Reformismo não foi visto apenas no marxismo, no Rock, este representou a criação do rock de garagem, da cultura do jeans, couro e hard rock. Durante este período, o rock assumiu uma imagem de rebeldia e transgressão, não só por apresentar batidas mais pesadas, mas também por letras que incentivavam manifestações contra guerras e movimentos pacifistas. Sem dúvida um dos maiores impactos culturas desde período de 70 foi causado pela banda Kiss, conhecidos pelas roupas, maquiagens e shows elaborados.

A geração de 80 foi marcada por uma alta mercantilização desde cenário, a música agora era uma mercadoria. No fim dos anos 80 surgia na cidade americana, Seattle, a banda Nirvana. O grupo teve inspiração no punk rock, rock alternativo, metal e no new wave, e com isso ganhou a denominação de “grunge”. Sucessos como: Smells Like Teen Spirit, Come As You Are e Lithim marcaram essa nova face do rock. O grupo foi de grande importância para a ascensão da chamada cultura underground.

Os anos 90 foi marcado pela crescente ascensão da cultura underground, e os avanços digitais certamente colaboraram para uma divulgação cada vez maior de bandas. Oaisis, Smarshing Pumpkis e OutKast marcaram esse novo período de transição.

Dia 13 de Julho é realmente uma data que deve ser comemorada. Afinal, quantos ritmos conseguem tamanha mutabilidade, conseguem unir tantos elementos essenciais que o fazem o que é e ainda se unir com características diversas. Talvez seja esta constante mudança e a associação de elementos fundamentais com novidades que conseguem cada vez mais atrair mais e mais adeptos.
Fotos: Reprodução
Matéria de: Letícia Marina

-

Falar do ROCK e das bandas que o marcaram é uma tarefa muito difícil, então convido todos vocês a deixarem algo que gostariam de acrescentar sobre o Rock ou alguma banda no COMENTE AQUI, logo abaixo!

2 comentários:

Thamyris Fernandes disse...

Puxa,Letícia, faltou Scorpions!
kkk, parabéns, ficou ótimo essa postagem.

Renuar disse...

Muy lindo el blogs, lleno de AMOR. Muy bueno

Pesquisar este blog