sexta-feira, julho 10, 2009

Ritmos de Goiânia

Sertanejo divide opiniões na capital
Ritmo se popularizou no final da década de 20, e é provavelmente o mais conhecido e procurado em Goiânia, mas ainda divide opiniões


Foto: Reprodução
O Sertanejo é provavelmente o ritmo mais conhecido e procurado em Goiânia. É praticamente impossível encontrar um goiano que nunca tenha ouvido ao menos um trecho deste estilo musical.
O ritmo, que se popularizou no final da década de 20, foi inspirado nas canções caipiras, e por isso pode-se perceber características rurais em suas primeiras produções, como a utilização de viola caipira, acordeão e gaita. Além de letras que invocam o romantismo e a melancolia. No entanto, diferentemente da música Caipira que aborda temas como a vida no campo, histórias de bichos, fábulas e episódios, o Sertanejo dá mais ênfase em temas como o adultério, traição e frustração.
Com o passar dos anos, o estilo deixou de ser apenas do interior, e começou a ser produzido na zona urbana. Com isso, foi absorvendo novas influências, como a música country norte-americana. Assim, os músicos começaram a trocar a viola caipira pela guitarra, apenas mantendo o dueto e o romantismo.
Leandro Borges, 18 anos, estudante de contabilidade, afirma que o sertanejo está presente em sua vida desde a infância. Ele gosta da freqüente inovação existente no ritmo, como o surgimento de novas bandas e a modificação constante do cenário musical. Entretanto, deixa claro que Goiânia não se prende apenas ao sertanejo, tem muitos outros ritmos.
Rodrigo Gomes, 18 anos, estudante de jornalismo, possui uma posição neutra em relação ao estilo musical. "O sertanejo faz parte da cultura popular do estado de Goiás, mas atualmente vem sendo explorado pelas grandes gravadoras para dar lucro imediato", diz.
Já Lays Vieira, 18 anos, estudante de jornalismo, não gosta do fato de Goiânia ser considerada a capital do sertanejo, pois é como se os goianos fossem "julgados" pela maioria.
O cantor Alessandro Gontijo Lucas, há dois anos integrante do Trio Pankadão, acredita que as letras, músicas e ritmo, fazem com que o sertanejo seja um gênero tão procurado, "É mais fácil cair na boca do povo", diz.
O trio toca em bares e rodeios de Goiânia e interior, e possui um público de jovens a adultos, por isso se esforçam para agradar todas as idades durante o show, mas o cantor garante que o Sertanejo Universitário é o mais pedido.
-
Matéria de: Angélica de Pádua e Letícia Marina

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog