quarta-feira, junho 16, 2010

Jornalismo Científico

Crescimento das matrizes energéticas brasileiras causa preocupação com o Meio Ambiente
As fontes de energia trazem conforto ao cotidiano do ser humano. No entanto, os benefícios conseguem superar os impactos causados?

Por Letícia Marina

Atualmente, os jornais estampam inúmeras reportagens sobre os impactos ambientais que as ações do homem causam em nosso planeta. Fala-se muito sobre aquecimento global, sobre o que se precisa mudar, mas o que gerou todo esse caos mal é citado.

A sociedade evoluiu muito desde os primórdios do planeta terra. O homem que antes iluminava sua caverna com o fogo, agora usa energia vinda das hidroelétricas para assistir à novela das 8 horas. Para comer, tinha que andar longos espaços em busca de animais. Hoje, precisa apenas pegar seu carro à álcool e ir ao “drive-thru” mais próximo. O sol deixou de ser apenas um astro-rei ou uma forma de se identificar no espaço e se tornou um gerador de energia.

Os avanços da tecnologia realmente modificaram o cotidiano do ser humano e trouxeram confortos. Mas os benefícios conseguem suprir os impactos destes processos?

Impactos Ambientais

Entende-se por impactos ambientais todos os efeitos no meio ambiente causados pelas alterações ou atividades do ser humano. A construção de uma hidroelétrica ou usina para extração de cana de açúcar modifica extremamente a região em que se instala.

Os efeitos são analisados tanto na esfera ambiental como na social. Os danos causados pelas matrizes de energias serão analisados mais a frente.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog